Prefeitura intensifica pulverização em diversos bairros do município
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, inicia nesta semana a aplicação de inseticida para combater o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental conduz essas ações preventivas, e a colaboração da população é fundamental para eliminar criadouros, evitando acúmulo de água em recipientes. Devido ao feriado do funcionalismo público, não haverá atividades na segunda-feira (28).
Para contribuir com a eficácia do trabalho das equipes, os moradores devem realizar cuidados simples, como limpar calhas e ralos, tampar caixas d’água, armazenar garrafas com a boca para baixo, preencher pratos de plantas com areia, esticar lonas de proteção em materiais de construção, guardar pneus em locais secos e manter tonéis sempre fechados.
Os locais de pulverização são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nas notificações de casos realizadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica, priorizando áreas com maior incidência de dengue. A ação ocorre em dias úteis, exceto em feriados, pontos facultativos e dias chuvosos.
Programação de pulverização:
- Terça-feira (29): Patronato, Barracão, Rosane, Vila Iara, Novo México e Fazenda dos Mineiros
- Quarta-feira (30): Gradim, Eliane, Ieda, Galo Branco, Barro Vermelho e Salgueiro
- Quinta-feira (31): Porto da Madama, Ipiíba, Lindo Parque, Santa Catarina e Palmeiras
- Sexta-feira (1º): Porto Velho, Pacheco, Rocha, Vila Lage e Itaúna
A população pode solicitar visitas em casos de infestação ligando para a Vigilância Ambiental no telefone (21) 3195-5198, ramal 1008.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo / Ascom
Fazer comentário