Acidente com aeronave da Azerbaijan Airlines deixa 38 mortos e 29 sobreviventes; causas estão sob investigação
No dia 25 de dezembro de 2024, um avião modelo Embraer 190AR, operado pela Azerbaijan Airlines, caiu nas proximidades do Aeroporto Internacional de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave, identificada pelo registro 4K-AZ65 e batizada de “Gusar”, transportava 67 pessoas a bordo, incluindo 62 passageiros e 5 tripulantes. O acidente resultou em 38 fatalidades, entre elas ambos os pilotos, enquanto 29 ocupantes sobreviveram.
Detalhes do voo e do acidente
O voo J2-8243 partiu de Baku, Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia. Devido a condições climáticas adversas em Grozny, a aeronave foi desviada para Aktau. Durante o trajeto, o piloto emitiu um sinal de emergência (código 7700), indicando problemas a bordo. Relatos preliminares sugerem que a aeronave colidiu com um bando de pássaros, o que pode ter comprometido seu funcionamento. Testemunhas e sobreviventes mencionaram uma explosão seguida de destroços atingindo o avião antes da queda.
Operação de resgate e investigação
Equipes de emergência chegaram rapidamente ao local do acidente, conseguindo resgatar 29 sobreviventes, alguns em estado crítico. As autoridades cazaques, em conjunto com especialistas internacionais e representantes da Embraer, iniciaram uma investigação para determinar as causas exatas do acidente. Entre as hipóteses consideradas estão falhas técnicas decorrentes da colisão com pássaros e a possibilidade de interferência externa, incluindo a atuação de sistemas de defesa aérea.
Reações oficiais
O presidente do Azerbaijão declarou luto nacional em memória das vítimas. As autoridades russas e cazaques expressaram condolências e prometeram transparência nas investigações. A Embraer manifestou profundo pesar pelo ocorrido e afirmou estar colaborando plenamente com as autoridades para elucidar os fatos.
Sobre a aeronave
O Embraer 190AR envolvido no acidente foi fabricado em 2013 e estava em operação pela Azerbaijan Airlines desde então, exceto entre 2017 e 2023, quando serviu à subsidiária Buta Airways. A última manutenção completa da aeronave ocorreu em 18 de outubro de 2024. O modelo é reconhecido por sua eficiência em rotas regionais e possui um histórico de segurança positivo.
Próximos passos
As investigações prosseguem com a análise das caixas-pretas recuperadas, que registrarão dados cruciais sobre os momentos finais do voo. Especialistas buscam compreender os fatores que levaram ao acidente para prevenir ocorrências futuras e garantir a segurança na aviação civil.
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