Início » Cidades » Niterói » Mudanças no Trânsito do Centro de Niterói Entram em Vigor
Niterói

Mudanças no Trânsito do Centro de Niterói Entram em Vigor

Foto: Bruno Eduardo Alves

Reorganização de Linhas e Paradas no Centro de Niterói visa Melhorar Conectividade e Fluidez no Trânsito

As alterações no trânsito no Centro de Niterói começaram a valer nesta segunda-feira (11). Com isso, os pontos de 18 linhas do Terminal Sul, localizados na Avenida Visconde do Rio Branco, em frente ao Plaza Shopping, foram reorganizados. Outras cinco linhas tiveram suas paradas transferidas para a Praça Juscelino Kubitschek. Passageiros que utilizam as conexões do Terminal João Goulart com a Zona Sul, Região Oceânica e Região de Pendotiba devem ficar atentos às mudanças.

Essas mudanças afetam 23 linhas de ônibus e fazem parte das obras de ampliação do Terminal Sul, projeto que a Prefeitura de Niterói está investindo cerca de R$ 90 milhões para revitalizar a Avenida Visconde do Rio Branco e a orla da região.

Os ônibus que circulam pela Avenida Visconde do Rio Branco com destino à Rua da Conceição ou retorno ao Terminal João Goulart agora fazem parada em uma nova baia no Terminal Sul, na pista sentido Gragoatá. Em seguida, os veículos percorrem a Avenida Visconde do Rio Branco, passam pela Rua General Osório e retomam o trajeto para a Rua da Conceição ou o Terminal João Goulart.

Entre as linhas impactadas estão as 32 (Cachoeira-Centro); 33 (Jurujuba-Centro); 35 (Baldeador-Centro); 36 (Sapê-Centro); 37 (Largo da Batalha-Centro); 38A (Itaipú-Centro); 39A (Piratininga-Centro); 40 (Maceió-Centro); 46 (Várzea das Moças-Centro); 47 (Vital Brazil – Centro); 47A (Vital Brazil – Centro – Circular); 47B (Circular via MAC); 53 (Santa Rosa-Centro); 57 (Santa Rosa-Centro, via Fagundes Varela); OC1 (Piratininga-Centro); OC2 (Itaipu-Centro); OC3 (Engenho do Mato-Centro); e OC3A (Itaipu-Centro, via Engenho do Mato).

Alterações também ocorreram para os ônibus que partem do Terminal João Goulart em direção ao Gragoatá. Eles agora param em um ponto provisório na Praça Juscelino Kubitschek, onde as linhas 30 (Martins Torres – Centro); 31 (Ponta d’Areia x Beltrão); 47 (Vital Brazil – Centro); 47A (Vital Brazil – Centro – Circular); e 47B (Circular via MAC) também farão paradas, seguindo pela Avenida Visconde do Rio Branco em direção ao Gragoatá.

Reurbanização:

Essas mudanças fazem parte do projeto de reurbanização da Avenida Visconde do Rio Branco, incluindo a expansão do Terminal Sul. Antes dos aterros realizados na década de 1970, o mar alcançava a avenida, e, desde então, a antiga orla sofreu deterioração, afastando a Baía de Guanabara. A revitalização atual, promovida pela Prefeitura, visa recuperar a orla e proporcionar novos espaços de uso.

No trecho norte da avenida, o projeto contemplou a revitalização do entorno do Mercado São Pedro, criando baias e pontos de ônibus no canteiro central, ciclovia, paisagismo e arborização. Na Praça Arariboia, foram ampliadas as áreas laterais da Estação das Barcas, com melhorias paisagísticas e espaços de observação para a Baía de Guanabara.

As obras também melhoraram as vias ao redor da Concha Acústica, a entrada do Campus Gragoatá da UFF e a Rua Coronel Tamarindo. Intervenções foram realizadas nas praças em frente ao Castelinho e ao Clube Gragoatá.

Expansão do Bicicletário:

A Prefeitura de Niterói iniciará, em breve, a expansão do Bicicletário Araribóia, aumentando as vagas de 446 para 960 e implementando estações de carregamento para bicicletas elétricas. O investimento total é de R$ 1,1 milhão, e o bicicletário, gerido pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta com 18 mil usuários cadastrados.

Fonte: Prefeitura de Niterói