Início » Cidades » Maricá » Reinício da Construção da Unidade de Saúde da Família de São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu
Cidades Maricá

Reinício da Construção da Unidade de Saúde da Família de São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu

Foto: Anselmo Mourão

A Unidade Integrada na Rede de Atenção Primária contará com consultórios médicos, odontologia, sala de curativos e mais

Nesta segunda-feira, 11 de setembro, a Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), deu início novamente à construção da Unidade de Saúde da Família (USF) de São Bento da Lagoa, localizada em Itaipuaçu. A USF é uma peça fundamental na atenção primária e será equipada com três consultórios médicos, com capacidade para atender até três equipes de atendimento, além de duas salas dedicadas à odontologia, sala de curativos, de procedimentos e de vacinas, entre outros espaços essenciais.

A Secretária de Saúde, Solange Oliveira, enfatizou a importância dessa unidade para uma região que tem experimentado um notável crescimento populacional. “Maricá é uma das cidades que mais crescem no Estado do Rio de Janeiro, e o quarto distrito, Itaipuaçu, acompanha esse desenvolvimento nos últimos anos. Por isso, a USF São Bento da Lagoa desempenha um papel estratégico na expansão da Rede de Atenção Primária nesta área”, afirmou a Secretária.

A nova USF está programada para ser concluída no primeiro semestre de 2024 e prestará atendimento às comunidades de São Bento da Lagoa, assim como a parte dos bairros Barroco e Recanto, aliviando a demanda das duas unidades locais já existentes. Além dessa nova unidade, a região é servida por outras três USFs: Santa Rita, Jardim Atlântico e Carlos Marighella, localizada no condomínio Minha Casa Minha Vida. Ao todo, essas unidades atendem a uma população de mais de 45 mil moradores.

Atenção Primária é fundamental

A Atenção Primária desempenha um papel crucial na saúde da comunidade, servindo como a porta de entrada para toda a rede de cuidados de saúde. Suas ações são voltadas para a promoção e proteção à saúde, diagnóstico precoce e tratamento adequado, com o objetivo de evitar agravamentos em casos de doença.

Cada Unidade de Saúde da Família (USF) é responsável por atender os moradores daquela região, e esses moradores são cadastrados pelo agente comunitário de saúde da área.

A equipe da Saúde da Família é composta por uma variedade de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. Além disso, há uma equipe de Saúde Bucal, composta por cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal ou técnicos em saúde bucal, bem como o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que inclui assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas, pediatras, ginecologistas e nutricionistas. Todos esses profissionais trabalham em conjunto para fornecer cuidados de saúde abrangentes na Atenção Primária.

Os serviços oferecidos nas USFs incluem acolhimento; consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; acompanhamento de doenças crônicas; acompanhamento de gestantes e bebês; exames preventivos; teste do pezinho, linguinha, orelhinha e reflexo vermelho; vacinação contra várias doenças; planejamento familiar e reprodutivo; teste rápido de gravidez; administração de medicamentos e nebulização (com prescrição médica); curativos; dispensação de medicamentos; exames laboratoriais; grupos de educação em saúde; procedimentos menores; testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); teste para Covid-19; identificação e acompanhamento de tuberculose e hanseníase; e controle do tabagismo.

Fonte: Prefeitura de Maricá